ASSIMETRIAS LATERAIS NO DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS RELACIONADAS AO FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648150Resumo
Assimetrias laterais em habilidades motoras relacionadas ao futebol foram estudadas em adolescentes de ambos os sexos, entre 12 e 16 anos de idade. As tarefas empregadas consistiram em (a) conduzir uma bola de futebol entre dardos separados por 1,5 m de distância o mais rapidamente possível, (b) chutar a bola para atingir um alvo fixo à seis metros de distância, e (c) chutar a bola com máxima potência a fim de que ela atingisse a maior distância possível em seu vôo. Os resultados da análise descritiva e inferencial mostraram superioridade global no desempenho com a perna dominante sobre o desempenho com a perna não-dominante e do grupo masculino sobre o grupo feminino, exceto para as idades de 12-13 anos na tarefa de chute de potência. Valores de correlação significativos entre desempenhos com as pernas dominante e não-dominante sugerem que a melhoria de desempenho com a perna dominante é compartilhada em certa medida com a perna não-dominante. Uma vez que a distribuição dos índices de assimetria foi diferente para cada tarefa motora, e que esses índices não estiveram correlacionados, foi evidenciado que as assimetrias laterais observadas são específicas à tarefa. De forma geral, esses achados sugerem o caráter dinâmico e não-determinístico do desenvolvimento da lateralidade humana em tarefas motoras complexas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.