COMPARAÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA PREDITO POR EQUAÇÕES PROPOSTAS PARA UTILIZAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648146Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar os valores de percentual de gordura preditos por equações específicas para populações de crianças e adolescentes. Para tal, foram utilizados os dados de 30 nadadoras com idade entre 11 e 16 anos, divididas em três grupos, pré-púbere, púbere e pós-púbere, classificadas através da escala de Tanner (1962), para pelos pubianos. As equações utilizadas para predição do percentual de gordura foram as de Slaughter et al. (1988) e Parizkova (1961); e as dobras cutâneas medidas de triceps e subescápula seguiram a padronização de Behnke & Wilmore (1974). Através dos resultados obtidos pode-se verificar diferenças estatisticamente significativas (p<0,01) ao se comparar os valores de percentual de gordura preditos por ambas as equações para os grupos pré-púbere e púbere, não ocorrendo o mesmo para o grupo pós-púbere. Tais diferenças encontradas podem ser explicadas pelas modificações por que passam as crianças nestes períodos, principalmente no que diz respeito a massa magra, além das diferenças metodológicas que envolveram a formulação das equações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.