Estudos da aptidão motora de atletas de equipes escolares e alunos de Educação Física regular das escolas de Santa Maria-RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654647010Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar se existem diferenças entre os níveis de aptidão motora de atletas de equipe escolar (Handebol e Futsal) e alunos participantes da Educação Física regular. A amostra do estudo foi constituída de 92 alunos do sexo masculino (sendo 30 atletas de equipes escolares de Futsal e 32 alunos participantes das aulas de Educação Física regular), com idade entre 12 e 14 anos, de escolas de ensino fundamental de Santa Maria-RS. Foi utilizada, como instrumento de coleta de dados, uma bateria de testes físicos (Sentar-e-Alcançar, Vai-e-Vem, Impulsão horizontal, Flexão de braços-apoio, Impulsão vertical, Abdominal modificado, 30 metros e 1609 metros). para análise estatística descritiva, Analise de Variância ANOVA ONE WAY e um teste de comparação múltipas de Tukey. Através deste estudo, concluiu-se que os atletas de equipes de handebol encontram-se em nível superiores de aptidão motora quando comparados com alunos de Educação Física regular, possivelmente, devido a ênfase em treinamento das variáveis mensuravas e/ou a qualidade das aulas de Educação Física regular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.