Produção científica em educação física: estudos sobre o ensino do skate na escola

Autores

  • Larissa Beraldo Kawashima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá https://orcid.org/0000-0002-2613-9647
  • Marcos Roberto Godoi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá
  • Carlos Eduardo Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá
  • Mayla dos Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá
  • Ketlyn Inaiá Pereira de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546465761

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Skate, Prática Corporal de Aventura, Produção Científica

Resumo

Este texto apresenta resultados da primeira etapa de um projeto de pesquisa que visa construir uma proposta pedagógica para o ensino do skate nas aulas de Educação Física na escola. Para tanto, o objetivo foi conhecer o “estado da arte” das produções científicas, da área da Educação Física, que contemplavam o tema abordado. A pesquisa realizou o levantamento da produção de conhecimento científico através de uma revisão bibliográfica, em bancos de dados previamente estabelecidos, contemplando: 1) artigos científicos publicados em periódicos; e 2) produções em programas de pós-graduação. Os resultados indicaram dois artigos científicos e quatro dissertações que referiam-se direta ou indiretamente ao ensino do skate nas aulas de Educação Física na escola. Os resultados parciais indicaram que o skate ainda é uma prática corporal de aventura com poucos estudos e pesquisas sobre seu ensino nas aulas de Educação Física na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMBRUST, Igor; LAURO, Flavio Antônio. O Skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.799-807, jul./set. 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 03 de janeiro de 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 1998.

CÁSSARO, Elizandro Ricardo. Atividades de aventura nos anos iniciais do ensino fundamental: Possibilidades e Desafios a partir da BNCC. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, 2019.

COSTA, Thiago Arruda; PEREIRA, Dimitri Wuo. O skate ganhando espaço no cenário educacional. In: PEREIRA, Dimitri Wuo (org.). Pedagogia da aventura na escola: proposições para a base nacional comum curricular. Várzea Paulista: Fontoura, 2019, p. 129 - 139.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FRANÇA, Dilvano Leder de. Práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física: as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental. 2016. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2016.

FRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades física de aventura na escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. 2008. 134f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2008.

FRANCO, Laercio Claro Pereira et. al. Atividades físicas de aventura: proposta de um Conteúdo na Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. Revista ARQUIVOS em Movimento, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p.18-35, jul/dez.2011.

FRANCO, Laércio Claro Pereira. Práticas corporais de aventura. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017, p. 295-321.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.

GASTÃO, Giulia Schauffert; FERREIRA, Talita. Práticas corporais de aventura no ensino médio: parkour e corrida de orientação. In: KAWASHIMA, Larissa Beraldo; MOREIRA, Evando Carlos. 7 Educação Física no Ensino Médio: reflexões e práticas exitosas. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2020, p. 143-159.

NEIRA, Marcos. Etnografando a prática do skate: elementos para o currículo da Educação Física. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 18, julho/dezembro, 2014.

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor; RICARDO, Denis Prado. Esportes radicais de aventura e ação: conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Santo André-SP, FEFISA, v.12, n. 1, 2008, p. 37-55.

ROSSETO JÚNIOR, Adriano José e colaboradores. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo. Phorte, 2005.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Diagnóstico entre a relação das práticas corporais de aventura e a educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 19, n.01, p. 01-10, jan/abr 2015.

TEIXEIRA, Juliana Cotting; FREITAS, Gustavo da Silva; CORREIA, Jones Mendes. O skate como tema na produção de conhecimento em periódicos na área da educação física. Revista Didática Sistêmica, v. especial, n. 1, p. 124 – 139, 2012.

SANTONI, João Henrique. A institucionalização escolar da prática do skate no currículo de Educação Física da Rede Pública Estadual de São Paulo (2010 a 2018). 2020. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2020.

VIEIRA, Jayme Rissato; CARVALHO, Artur José Squarisi de. Estratégias de ensino dos esportes de aventura: perspectivas para os conteúdos da educação física escolar. In: PEREIRA, Dimitri Wuo (org.). Pedagogia da aventura na escola: proposições para a base nacional comum curricular. Várzea Paulista: Fontoura, 2019, p. 59 - 72.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

28-09-2021

Como Citar

Kawashima, L. B., Godoi, M. R., Silva, C. E. F. da, Oliveira, M. dos S. de, & Almeida, K. I. P. de. (2021). Produção científica em educação física: estudos sobre o ensino do skate na escola. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546465761

Edição

Seção

Artigos originais