Reflexões sobre as concepções e expectativas de professores de Educação Física acerca de um curso de especialização em educação na cultura digital

Autores

  • Juliano Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovani De Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546443569

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Professores, Cultura Digital

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as concepções e expectativas de professores de Educação Física quanto a sua participação em um Núcleo de estudos, que aborda o componente curricular a partir da perspectiva da educação na cultura digital. Os dados produzidos para este estudo de caso de caráter qualitativo são oriundos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 10 professores/ cursistas. Para tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados revelam expectativas ligadas à pouca familiaridade com as temáticas relacionadas à abordagem das tecnologias nas aulas de Educação Física, indicando, assim, a necessidade de investimentos em termos de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Rede municipal de Ensino de Florianópolis

Giovani De Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela UNICAMP. Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In:______; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (Org.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p. 20-38. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/5676/4002>. Acesso em: ago. 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4ª Edição. Lisboa/Portugal: Edições 70 Lda, 2009.

BIANCHI, P. Relato de Experiência em mídia-educação (Física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In: PIRES, G. De L.; RIBEIRO, S. D.(Org.). Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições do LaboMídia/UFSC. 1ed.Florianópolis: Tribo da Ilha, 2010, v. 1, p. 226-247.

BIANCHI, P. Formação de professores e cultura digital: observando caminhos curriculares através da mídia-educação. 2014. 302p. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

BUCKINGHAM, D. Precisamos realmente de educação para os meios? In: Comunicação e Educação. São Paulo. Ano XVII. Nº 2, jul/dez 2012. p.41-60. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/73536/77235. Acesso em: novembro de 2015.

CARVALHO JUNIOR, J. M. Por uma cultura digital participativa. In: SAVAZONI, R.; COHN, S. (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009. p.09-12.

CRUZ JÚNIOR, G. Eu jogo, tu jogas, nós aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. 2012. 245p. Dissertação. (Mestrado em educação). Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. 2012.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento. In: FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J. e.; KRAMER, S. (Orgs.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2007. p.26-38.

GONZALES, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da educação física escolar II. Cadernos de formação do CBCE, v. 1, n.2, 2010. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/cadernos/article/view/978

MENDES, D. S. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da mídia-educação na formação continuada de professores de Educação Física. 2009. 148p. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Centro de Desportos. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

MINAYO, M.C. de S. O desafio da pesquisa social. P. 09-29. In: Minayo M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31ª Edição. São Paulo: Vozes, 2012, 108p.

PEREIRA, R. S.; SILVA, S. R. Aprender a chutar com as mãos: jogos eletrônicos e o ensino do futebol. In: Silvio Ricardo da Silva; Leandro Batista Cordeiro; Priscila augusta Ferreira Campos. (Org.). O ensino do futebol: para além da bola rolando. 1ed.Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016, v., p. 197-218.

PIRES, G de L. (et al.). Educação (Física) na cultura digital: memória da produção de um curso na modalidade EaD. In: CERNY, R. Z.; RAMOS, E. M. F.; BRICK, E. M.; OLIVEIRA, A. dos S.; SILVA, M. R. da. (Org.). Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. 1ªed.Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017, p. 125-155.

PIRES, G. De L.; LAZZAROTTI FILHO, A; LISBOA, M. M.; Educação Física, mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Santa Maria, Kinesis, v. 30, n.1, 2012, p.55-79. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/010283085723

PRETTO, N. P.; ASSIS, A. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, N L.; SILVEIRA, S.A (org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 75-83.

RAMOS, E. M. F. (et al.) Curso de especialização em educação na cultura digital: documento base. Brasília: Ministério da Educação, 2013-a. Disponível em: educacaonaculturadigital.mec.gov.br/downloads/documento-base.pdf. Acesso em setembro de 2015.

SILVEIRA, Juliano; BRÜGGEMANN, Ângelo Luiz; BIANCHI, Paula. Formação de professores de Educação Física e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)/mídia: uma relação possível? Análise das propostas curriculares de universidades federais brasileiras. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 57, mar. 2019. ISSN 2175-8042. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55308/39009>. Acesso em: 15 abr. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55308

SOUTO, I. N.; LAPA, A. B. Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação: um desenho de pesquisa qualitativa. In: Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 17, n. 2, p. 88-103, jul./dez. 2014. Disponível em https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/31836/17613. Acesso em: 25 de outubro de 2015.

Downloads

Publicado

17-05-2021

Como Citar

Silveira, J., & Pires, G. D. L. (2021). Reflexões sobre as concepções e expectativas de professores de Educação Física acerca de um curso de especialização em educação na cultura digital. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546443569

Edição

Seção

Artigos originais