A EDUCAÇÃO FlSICA E A QUESTÃO POLITICO-SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648546Resumen
As reflexões apresentadas neste ensaio pretendera inserir-se no movimento de busca de uma nova perspectiva na visualização da Educação FÍsica, concebendo-a como uma Educação FÍsica que, visando a libertação do homem, se posicione de forma crítica em relação à realidade social em que vivemos. Este posicionamento se fundamenta em nossa concepção de realida de social e do papel da Educação frente a esta realidade. Em vista disto, apresentaremos, no primeiro item, as nossas reflexões sobre es tes tópicos. 0 homem interage com a realidade social de forma dinâmica, pois ao mesmo tempo que ele atua nesta realidade, modificando-a, esta atua sobre ele, influenciando, e até podemos dizer, direcionando, as suas formas de pensar, sentir e agir. Assim, as concepções que o homem de senvolve a respeito de sua corporalidade, e as suas formas de compor tar-se corporalmente estão ligadas a influência sócio-culturais. Es tes aspectos discutiremos no segundo item deste ensaio. Finalizamos este ensaio com as nossasreflexões sobre o papel so ciai da Educação FÍsica, que, revestida da dignidade de fenômeno educativo, não pode deixar de contribuir para o processo de humanização do homem e da sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.