Movimento, atividade e exercício físico
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648425Resumen
No setor cultural onde se insere a Educação Física, percebe-se o uso teórico - de modo particularizado - de conceitos gerais, como movimento, atividade e exercício. O propósito do presente é contribuir com a discussão sobre o tema, objetivando epistemologicamente elaborar uma distinção e determinação conceituai de movimento, atividade física e exercício físico. O movimento é concebido como uma categoria fundamental do materialismo dialético, que compreende todos os processos que ocorrem no universo. Sem movimento não há vida. Sob a perspectiva especificamente humana, o movimento toma a forma de atividade física. No todo corporal humano, a atividade é a forma de existência do homem, sua relação com o mundo, variando de acordo com a posição do homem na sociedade, em última instância com o modo de
produção da vida material, dentre um somatório de outros fatores. As atividades físicas humanas, especificamente voltadas para a educação corporal com preocupações com o pedagógico, o belo, e a eficiência motriz dentre outras, se diferenciam e tomam forma e conteúdo particulares, transformando-se em exercícios físicos. O exercício físico é concebido como objetivação pedagógica, variação quantitativa- qualitativa dos movimentos humanos, forma desenvolvida da atividade física. Dentre outros pontos, os exercícios físicos incorrem em: objetivações, subjetividades, contradições, realizações motrizes de caráter técnico-econômico, processos, repetições, totalidade e educação social humana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.