EDUCAÇÃO FÍSICA E ÉTICA CAMPO ONDE SE JOGA O DIÁLOGO E A MELHOR ARGUMENTAÇÃO

Autores/as

  • António Camilo Cunha
  • Aguinaldo César Surdi
  • Andrize Ramires Costa
  • Daniela Alves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648246

Resumen

Constata-se que existe uma tendência de olhar para a Educação Física num sentido de grande racionalidade técnica - vinda de fora - que conduz a uma atividade física instrumental, funcional, dicotômica, dualista, muito preocupada com a produtividade, eficácia, tendo como bússola orientadora a dimensão utilitarista. Ora, este fato parece emprestar um olhar moral e ético muito rígido, pouco flexível e de caráter quase intocável. No entanto, outros olhares “contrários” (diríamos complementares) vêm defender uma dimensão mais humanista sustentada pelas visões de intencionalidade fenomenológica, hermenêutica, interpretativa, onde é feito o elogio a um outro olhar axiológico.

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Publicado

2013-03-19

Cómo citar

Cunha, A. C., Surdi, A. C., Costa, A. R., & Pereira, D. A. (2013). EDUCAÇÃO FÍSICA E ÉTICA CAMPO ONDE SE JOGA O DIÁLOGO E A MELHOR ARGUMENTAÇÃO. Kinesis, 30(2). https://doi.org/10.5902/231654648246

Número

Sección

Artículos originales