ANÁLISE DESCRITIVA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE POLICIAIS DA BRIGADA MILITAR DA CIDADE DE PELOTAS (RS)
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648127Resumen
O objetivo da pesquisa foi o de analisar, através da espessura do tecido subcutâneo, a composição corporal de Policiais da Brigada Militar, de ambos os sexos, da faixa etária de 20 a 50 anos. A amostra foi obtida no 4o Batalhão de Policia Militar de Pelotas (RS), onde 262 policiais eram do sexo masculino e 28 do sexo feminino, totalizando 290 policiais, distribuídos em 6 faixas etárias com intervalo de 5 anos. Coletou-se dados referentes a peso corporal (PC), estatura (E), espessura do tecido subcutâneo e diâmetros ósseo, com a finalidade de determinar o percentual de gordura corporal (%G), peso de gordura corporal (PG), peso de gordura corporal (PG), peso ósseo (PO), peso residual (PR) e muscular (PM). Utilizou-se a estatística descritiva e o teste “t” Student para amostras independentes para comparar as médias coletadas nas variáveis estudadas. Com os resultados obtidos, pode-se salientar que os policiais do sexo masculino apresentaram valores médios de E, PC, PO e PM superiores aos do sexo feminino, ocorrendo o inverso nas variáveis %G, PG e PR, em todas as faixas etárias estudadas. Comparando-se os sexos, verificou-se que ocorreram diferenças estatisticamente significativas, ao nível de 5%, nas faixas etárias de 20 a 24 anos, nas variáveis E, %G e PM; na de 25 a 29 anos, em todas com exceção do PR; na de 30 a 34 anos, no %G, PG, PO e PM; e na de 45 a 49 anos, na E, %G, PO e PM.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.