ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS PROVOCADAS POR CONTRACEPTIVOS HORMONAIS DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA AQUÁTICA MODERADA EM RATAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648122Resumen
Este trabalho objetivou analisar alterações bioquímicas provocadas por contraceptivos hormonais em ratas da raça Wistar, durante atividade física aquática moderada. Vinte e três ratas (60 dias de idade e peso de 212,17 ± 28,03 gramas no início do experimento) foram utilizadas, divididas em 4 grupos, sendo 2 experimentais e 2 controle. Os grupos experimentais foram treinados em exercício aquático moderado durante 9 semanas e receberam contraceptivo hormonal ou placebo aquoso através de sonda orogástrica. Os grupos controle, receberam as mesmas soluções contendo contraceptivo hormonal ou placebo através de sonda orogástrica, mas permaneceram sedentárias até o momento do sacrifício. As concentrações de lactato foram maiores nos grupos de ratas sedentárias (p<0,03), independente de utilizarem medicamento ou placebo. As concentrações de glicogênio hepático estiveram em níveis maiores no grupo de ratas experimentais (p<0,000001) e, dentro deste grupo, as ratas que receberam contraceptivo hormonal apresentaram maiores concentrações (p<0,001) quando comparadas com o grupo experimental que recebeu placebo. Nas variáveis glicose (p<0,148), ácidos graxos livres (p<0,686) e glicogênio muscular (p<0,872), não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Concluiu- se que os contraceptivos hormonais, usados durante atividade física, podem beneficiar a performance, no que se refere as concentrações de glicogênio hepático.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.