A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: PARALELO ENTRE 15 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648059Resumen
Este trabalho, réplica de Canfield (1984), objetivou diagnosticar as atividades físicas nas primeiras séries do I Grau, nas escolas de Santa Maria, RS, Brasil. Verificou-se que as aulas quanto a freqüência, duração, locais e materiais apresentam semelhanças. A atuação do professor quanto ao planejamento, estrutura das aulas e exigência na execução das tarefas diminuiu de freqüência, aumentando a participação dos alunos em criar atividades e jogos, diversificar uso dos materiais e livre escolha de grupos, inferindo-se que os atuais professores ministram aulas numa linha menos centrada no professor. Mas tem que se ter cautela nesta afirmação pois muitos componentes estão relacionados, como a formação profissional (1984 - 36.6% professores de Educação Física para 9.6% atualmente). O tempo de magistério e a idade dos professores aumentaram (72.2% mais de 30 anos, 1/3 mais de 40 anos, fato que em 1984 era 84.8% entre 20 e 40 anos). Buscou-se conhecer a política educacional das redes de ensino quanto a concursos, qualificação docente, importância dada à Educação Física, sendo verificado um incentivo, com aumento de salário, para o professor regente de classe das três primeiras séries ministrar as aulas de Educação Física, a “unidocência”. Assim, os concursos realizados destinavam-se ao provimento de professores a partir da 4a série. Acredita-se que este espaço que o profissional de Educação Física está perdendo lhe pertence, mesmo que o professor regente de classe se empenhe em ter uma ótima atuação pedagógica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.