Repensar o corpo para alcançar o homo sportivus

Autores

  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Luiza Lana Gonçalves Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo - USP
  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Suziane Peixoto Santos-Naves Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Natalia Papacidero Magrin Faculdade Calafiori
  • Regina Simões Universidade Federal do Triangulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546428566

Palavras-chave:

Esporte, Corpo, Corporeidade, Jogos

Resumo

Com o objetivo de identificar o sentido de corpo dos professores/treinadores participantes dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, foram entrevistados 44 sujeitos que responderam duas perguntas, analisadas via Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados mostraram a prevalência do paradigma cartesiano no entendimento do ser humano. Retomar questões básicas para promover o encontro do ser humano com a sociedade e a natureza é preciso para ampliar conceitos/atitudes, mudar a forma de ver o aluno/atleta, de perceber o contexto esportivo e, por sua vez, de atuar condizente com ética no esporte e a vivência da corporeidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Docente do Departamento de Ciências do Esporte do

Instituto de Ciências da Saúde e do Programa de

Mestrado em Educação

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Luiza Lana Gonçalves, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo - USP

Docente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física  e Esporte e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física e Esporte

Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica da USP - GYMNUSP

 

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Docente do Departamento de Ciências do Esporte do

Instituto de Ciências da Saúde

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Suziane Peixoto Santos-Naves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Docente do Departamento de Ciências do Esporte do

Instituto de Ciências da Saúde

Natalia Papacidero Magrin, Faculdade Calafiori

Docente do Curso de Educação Física

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Regina Simões, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Docente do Departamento de Ciências do Esporte do

Instituto de Ciências da Saúde e do Programa de

Mestrado em Educação

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO

Referências

ARANTES, A.; MARTINS. F.; SARMENTO, P. Jogos escolares brasileiros: reconstrução histórica. Motricidade, v. 8, n. 52, p. 916-924, 2012.

ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba: Unimep, 1995.

BARREIRA, C. R. A. A fenomenologia como ciência das dimensões existenciais da atividade física: uma abordagem e psicologia do esporte. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO : Anais... 2007. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/pdf/trab-completo_299.pdf

BENTO, J. O. Corpo e desporto: reflexões em torno desta relação. In: MOREIRA, W. W. Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus; 2006, p. 155-182.

______. Do Homo Sportivus: Relação entre natureza e cultura. In: MOREIRA, W. W.; SIMOES, R. (Orgs.). Educação Física e produção de conhecimento. Belém: Edufpa, 2009, p. 11-35.

CAGIGAL, J. M. Obras selectas, Volumes I, II e III. Comitê Olímpico Español e Asociación Española de Deportes para Todos: Cadiz, 1996.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Editora Cultrix, 1982.

_________ A teia da vida. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.

FREIRE, J. B. Dimensões do corpo e da alma. In: DANTAS, E. H. M. Pensando o corpo e movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005. p. 131-146.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo. In: NOVAES A. O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Cia das letras; 2003. p. 123-137.

MARINHO, I. P. História geral da Educação Física. São Paulo: Cia Brasil, 1980.

MAUSS, M. The techniques of thebody. Economy and Society, v. 2, n. 1, p. 70-88, 1973.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOREIRA, W.W. Educação Física escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas: Ed. Unicamp; 1995.

MOREIRA, W. W.; et al. Corporeidade aprendente: a complexidade do aprender a viver. In: MOREIRA, W. W. Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006, p. 137-154.

MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R.; PORTO, E. Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v. 13, n. 4, p. 107-114, 2005.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

NÓBREGA, T. P. Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. Natal: EDUFRN, 2000.

NOVAES, A. O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

PARLEBÁS, P. Contribution a un lexiquecommenté en sciense de l’actionmotrice. Paris: INSEP, 1981.

RÉGIS DE MORAIS, J. F. Consciência corporal e dimensionamento do futuro. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação física e esportes: perspectivas para o século XXI, 17 ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 71-90.

REGULAMENTO Geral dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Jogos escolares de Minas Gerais: regulamento geral 2014. Belo Horizonte: FEEMG, 2014.

SÉRGIO, M. Epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Edições FMH; 1996.

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

STELTER, R.. The transformation of body experience into language. Journal of Phenomenological Psychology, v.31, n.1, p. 63-77, 2000.

TROVÃO DO ROSÁRIO, A. A motricidade humana e a Educação. In: SÉRGIO, M. et al. O sentido e a acção. Instituto Piaget, 1999, p. 31-60.

VENÂNCIO, S. Corporeidade e suas dimensões ontológicas In Anais do I Congresso Latino Americano e II Congresso Brasileiro de Educação Motora, Foz do Iguaçu, 09 a 13 de outubro de 1998.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

Moreira, W. W., Gonçalves, L. L., Carbinatto, M. V., Chaves, A. D., Santos-Naves, S. P., Magrin, N. P., & Simões, R. (2018). Repensar o corpo para alcançar o homo sportivus. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546428566

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)