ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTAotlAL DE MARINGÂ
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648513Abstract
: O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A COMPREENSÃO DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E AULA QUE SÃO POSSIBILITADAS PELAS INTERAÇÕES SOCIAIS PROPORICIONADAS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO DAS DISCIPLINAS PRÁTICAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÂ E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PRÁTICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA RESUMIU-SE A: OBSERVAÇÃO DIRETA DAS AULAS, FILMAGEM DE UMA AULA DE CADA DISCIPLINA (PROFESSOR), ENTREVISTA COM OS ALUNOS PARTICIPANTES, ENTREVISTA COM OS PROFESSORES MI NISTRANTES DAS DISCIPLINAS E UM ESTUDO BIOGRÁFICO DESTES PROFESSORES. EM UM SEGUNDO MOMENTO OBSERVOU-SE OS ESTAGIÁRIOS EM SUAS ATUAÇÕES E REALIZOU-SE UMA ENTREVISTA COM ESTES E COM OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS POR ESTA PRÁTICA. NO TERCEIRO MOMENTO OBSERVOU-SE OS ALUNOS EGRESSOS, FILMOU-SE UMA AULA DE CADA EGRESSO E REALIZOU-SE UMA ENTREVISTA COM OS MESMOS. PARA A ÁNÁLISE DAS AULAS UTILIZOU-SE AS ANÁLISES: REGRAS CONSTITUTIVAS E REGULATIVAS, FUNÇÕES DOS MOVIMENTOS, CONCEPÇÕES DIDÁTICAS E INTERAÇÕES SOCIAIS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA PODE-SE PERCEBER UMA VISÃO DE EDUCAÇÃO COMO UM PROCESSO PELA QUAL SE TRANSMITE E SE REPRODUZ OS CONHECIMENTOS DA ÁREA ESPECÍFICA EM QUESTÃO, DE AULA COMO SESSÃO DE TREINAMENTO ONDE SE APLICA OS MÉTODOS ESPECÍFICOS E DE ESPORTE APENAS COMO ESPORTE PERFORMANCE, ALGO QUE DEVE SER APRENDIDO E REPRODUZIDO DENTRO DE SUAS LIMITAÇÕES E DELIMITAÇÕES.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


