Análise Biomecânica da Evolução Técnica do Salto Reversão
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648377Abstract
Este resumo procura investigar a evolução técnica do salto reversão no período de 1985 a 1995, as mudanças ocorridas no código de pontuação, assim como as alterações no trampolim e no cavalo decorrentes desta evolução técnica. Como fontes primárias e secundárias, utilizou-se os códigos de pontuação e relatórios de pesquisa e dois filmes de 16 mm, de períodos, para efetuar-se a análise das variáveis cinemáticas determinadas por este estudo: trajetória do centro de gravidade, ângulos de incidência no trampolim e no cavalo, amplitude no centro de gravidade no primeiro e no segundo vôo, as distâncias horizontais do primeiro e segundo vôos e as mudanças na trajetória nocentro de gravidade durante a realização do salto. Foram analisados dez saltos executados por ginastas masculinos, de nível internacional, em dois períodos diferentes, sendo dois saltos referentes ao munidal de 1966 e oitos saltos decorrentes de um estudos realizado em 1981 nos Estados Unidos. Com o auxilio de microcomputador IBM-PC e uma mesa Digicon MDD 1812, processou-se a digitalização dos eixos articulares das coordenadas cartezianas x e y. Através de um programa, calculou-se a trajetória do centro de gravidade de cada salto e com software AutoCad (versão 11), mensurou-se as variáveis mencionadas anteriormente. Procedeu-se uma análise qualitativa os resultados com base em alguns dados quantitativos. Inicialmente analizou-se as variáveis decorrentes do código de pontuação as alterações aparelhagem. No segundo momento verificou-se os ângulos de incidência no trampolim e no cavalo, a seguir as alturas e distâncias do primeiro e do segundo vôo foram medidas e comparadas, e posteriormente passou-se a analisar as modificações nas trajetórias dos centro de gravidade dos saltos nos dois períodos distintos, observando-se com isto uma diferença significativa nas curvas decorrentes das alterações nas demais variáveis. Concluiu-se que a evolução técnica dos saltos é conseqüência de vários fatores associados, como as variáveis cinemáticas e a melhoria da qualidade dos equipamentos e que determinaram também, a necessidade de modificações no julgamento dos saltos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.