A Concepção de corpo na gi¬nástica rítimica desportiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648373Abstract
Este estudo, caracterizado como pesquisa de natureza empírica,tem como objetivos principais: identificar e analisar a concepção de corpo de praticantes de Ginástica Rítimica Desportiva das escolas (públicas e particulares) de Santa Maria - RS, através das influências de valores transmitidos pelos grupos sociais a que estão inseridos, como escreve,
dentre outros, Nidelcoff (1987). O corpus deste trabalho foi composto de 41 informantes, subdivididos em três grupos: 22 praticantes (sendo 10 representantes das escolas particulares e 12 das escolas públicas), 06 professores de GRD (sendo 03 representantes das escolas particulares e 03 das escolas públicas) e 13 pessoas das famílias (sendo 08 pessoas representantes das escolas
particulares e 05 das escolas públicas). Para a realização do estudo, foi utilizado como instrumento uma revista semi-estruturada, com um roteiro para cada grupo, que abordou temas como: prática de desportos, tanto no passado quanto no presente; nível de conhecimento da GRD; visão de corpo; atuação da mídia; o desporto na visão dos informantes e o corpo como integrante do fenômeno
desporto.
Após o mapeamento das respostas foi possível identificar 04 categorias relevantes para o trabalho: 1) Visão de GRD; 2) Concepção de corpo; 3) Fatores determinantes da concepção de corpo e 4) Atuação da mídia. A análise dos resultados expressos nas categorias indica que a visão de corpo dos praticantes sofre as influências: das concepções oriundas da família, que, dentro de sua classe social, determina os padrões de corpo aceitas no contexto em que estão inseridas; da professora através do desporto que trabalha especificando tipos ideais de corpo para a prática da GRD; da escola, quando adota o de porto federado como prática dominante e da mídia, que lança a todo momento imagens de corpos considerados sinônimos de saúde, bem-estar físico e social.
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