Frequência absoluta e relativa do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma ha¬bilidade motora em crianças
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648304Abstract
O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da variação das frequências absoluta e relativa do conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças. Participaram do experimento 80 crianças, na faixa etária de 10 anos de idade, distribuídas em 4 grupos de 20 sujeitos de acordo com as condições de frequência de CR. O delineamento experimental abrangeu duas fases: aquisição e transferência. Na fase de aquisição, os grupos receberam CR de acordo com as seguintes condições de frequência: 100%, 66%, 50% e 33%. Foi utilizada a análise de variância a dois fatores (grupos X blocos), com medidas repetidas no último fator, nas duas fases do estudo, utilizando as médias em blocos de 5 tentativas. Os resultados na fase de transferência demonstraram uma diferença significante (p < 0,05) a favor do grupo que praticou, na fase de aquisição, com uma frequência relativa de 33% de CR. Os resultados permitem concluir que frequências relativas altas de CR podem não ser efetivas para a aprendizagem, de acordo com a hipótese de orientação, por não desenvolver a capacidade de detecção e correção de erros de forma eficiente e, também, contradizem conclusões anteriores de que fornecer mais feedback é melhor para a aprendizagem.
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