A CONCEPÇÃO DE CORPO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/ RS.*
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648181Abstract
Esta pesquisa teve por finalidade fazer uma análise da concepção de corpo / por parte dos acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSM. Caracterizando-se como sendo uma pesquisa descritiva, utilizou-se como método a análise de conteúdo, preconizado por Bardin (1977), e tendo como técnica a análise categorial e análise de asserção avaliaüva de Saporta, Osgood e Nunnally, apud Barbosa (1996). A metodologia considerou o pressuposto de que a concepção se forma apartir da visão que temos de nosso próprio corpo. Para tanto utilizou-se um questionário proposto por Simões (1994), contendo duas perguntas: O que é corpo para você? e O que é Educação Física para você? Foi considerada como população todos acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSM, no ano de 1997, e tendo como amostra 123 respostas, sendo estas analisadas em 4 categorias em dois grupos distintos. Grupo 1- Corpo numa perspectiva dual, 1.1- Corpo máquina/objeto, 1.2 Corpo instrumento expressão da alma. Grupo2-Corpo numa perspectiva unitária, Grupo 2.1- Corpo unidade, Grupo 2.2- Corpo sensível inteligente. As categorias identificadas através das falas não são excludentes entre si encontrando-se respostas em duas ou mais categorias. Na categoria 1.1 esta obteve 66 discursos, a categoria 1.2 obteve 7lfalas sendo a maioria acadêmicos do Io, 2o e 3o semestres, no grupo 2 a categoria 2.1 ficou com 42 discursos, sendo a grande maioria do 4o, 7o e 8o semestres, já a categoria 2.2 obteve 38 discursos sendo a maioria do 7o e 8o semestres. A grande convergência de respostas para o grupo 1 já era de se esperar pois este grupo é hegemônico em nossa cultura estando arraigado em nossa tradição, mas pode-se notar que um arcabouço coerente e intelegível de idéias já se fazem representar pela linguagem como notamos no grupo 2. Concluiu-se através dos discursos, que apesar de todas as influências das ciências Newton Cartesianas e das dificuldades entre teoria /prática, nota- se, principalmente nos dois últimos semestres do curso um discurso unitário e totalizante vindo a contribuir para a formação destes futuros profissionais e sem duvida para quando estes forem trabalhar na pratica junto a vários tipos de corpos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.