PERCENTUAL DE GORDURA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648179Abstract
O objetivo deste estudo foi verificar o percentual de gordura (%G) dos acadêmicos da Faculdade de Educação Física da Universidade de Cruz Alta - RS, e a validação do analisador de gordura corporal Tanita (AGCT) para a medida do %G. A amostra foi composta pelos acadêmicos do Io ao 8o semestre. Os instrumentos utilizados foram: (1) protocolo proposto por Guedes (1985) e (2) o AGCT. Utilizou-se a estatística descritiva, o teste “t” de Student e a correlação linear de Pearson, para verificar as diferenças existentes entre os grupos estudados e para a validação do AGCT. Quando comparou-se os valores médios encontrados entre os grupos, feminino e masculino, na variável %G, através do instrumento 1, verificou-se uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos, sendo o %G superior para o grupo feminino. Quando as médias foram comparadas através do instrumento 2, também encontrou-se diferenças estatisticamente significativas, porém sendo o %G superior para o grupo masculino. Quando comparou-se os valores médios de %G, obtidos entre os instrumentos de medida utilizados, verificou-se diferenças estatisticamente significativas entre os resultados, tanto para o grupo masculino como para o grupo feminino. Entretanto, quando analisou-se os grupos como um todo esta diferença desapareceu. Não encontrou-se correlação positiva significativa entre os índices das variáveis estudadas, quando analisou-se os universitários separados por sexo. No entanto, quando analisados juntamente, observa-se uma correlação significativa entre as variáveis. Baseados nestes resultados concluiu-se que o AGCT não deve ser utilizado para expressar %G quando os dados forem analisados separadamente por sexo. Entretanto, quando o objetivo for verificar o %G sem levar em consideração o sexo, o AGCT é um instrumento válido. Concluiu-se também que os universitários de ambos os sexos estão com um %G acima dos demais encontrados na literatura, caracterizando um pequeno excesso de peso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.