ANÁLISE DO TIPO DE RETROALIMENTAÇÃO A PARTIR DA TAXIONOMIA DE SCHMIDT -1993 E SUA APLICAÇÃO EM AULAS DE
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648148Abstract
Partindo do pressuposto de que as propostas de intervenção pedagógica na natação, dependem do conhecimento do efeito das variáveis de aprendizagem no meio líquido, delineamos este trabalho para verificar como os professores das escolas de natação de Santa Maria, nos anos de 1995 e 1996, usam a retroalimentação em suas aulas. Da amostra intencional, participaram 15 professores das três escolas de natação de Santa Maria. Foram observadas três aulas de cada um dos Ss para identificar o tipo, segundo a Taxionomia de Schmidt (1993).Após a identificação do tipo de retroalimentação fez-se uma entrevista com cada Ss para verificar o conhecimento que eles possuíam desta variável. Os resultados indicam que os Ss utilizaram com maior freqüência o Conhecimento do Desempenho (CD) com 86%, seguido do Conhecimento do Resultado (CR) com 7% e da Propriocepção com 7%. A utilização do CD, como prevalente, corrobora as afirmações de estudiosos da área que argumentam que para destrezas motoras fechadas o mais adequado é este tipo de retroalimentação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.