CONDIÇÃO FÍSICA DE MULHERES PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA E GINÁSTICA COM MÚSICA, CONTROLANDO A DIETA ALIMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648053Abstract
Este estudo teve como proposta analisar as alterações na condição física (composição corporal e consumo máximo de oxigênio) em mulheres, na faixa etária de 25 a 40 anos, praticantes de Hidroginástica e praticantes de Ginástica Com Música, controlando a dieta alimentar. A amostra foi composta por 39 mulheres voluntárias da cidade de Santa Maria - RS, sendo 17 pertencentes ao grupo de Hidroginástica, 18 do grupo de Ginástica Com Música e 04 do grupo Controle. O programa de exercícios físicos teve duração de 10 Vz semanas, com 3 sessões por semana, de 60 minutos cada. Utilizou-se a estatística descritiva (média aritmética e o desvio padrão) para descrever os dados dos 3 grupos. Foi também utilizado a análise de variância ONE-WAY, para verificar as diferenças nas variáveis estudadas entre os grupos, a análise de variância TWO-WAY para verificar as diferenças nas variáveis entre grupos e testes, verificando a consistência dos testes aplicados, e a idade foi utilizada como covariante. Para determinar a localização das diferenças, utilizou-se o teste t (PDIFF<0,05). O pacote estatístico computacional SAS (versão 6.0), foi utilizado a fim de auxiliar nos resultados obtidos no pré e pós-testes dos grupos (Hidroginástica, Ginástica Com Música e Controle), verificando a existência ou não de interações e/ ou diferenças estatisticamente significativas nas variáveis estudadas entre teste e grupos. Observou-se diferenças estatisticamente significativas (p<0.05) no pré-teste nas variáveis %G, PG. LBM. PM e V02 max. entre os 03 (três) grupos (Hidro, GCM e Controle). Estas diferenças ocorreram, provavelmente, em função da evasão dos indivíduos que participaram do programa, da dificuldade em seguir a dieta alimentar e ainda, devido ao critério de seleção da amostra final do estudo (possuir no máximo 03 faltas durante 10 Vi semanas de treinamento), uma vez que inicialmente a amostra foi constituída de 72 mulheres e não verificou-se diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os grupos. Na comparação de pré e pós-teste observou- se que 0 grupo de Hidroginástica diminuiu significativamente (p<0.05) o %G. e aumentou significativamente o PM e 0 VO, max.. enquanto o grupo de GCM aumentou significativamente (p<0,05) apenas 0 valor de V02 max. e o grupo Controle manteve- se inalterado do pré para o pós-teste. Estes resultados demonstram que o exercício físico realizado no meio líquido (Hidroginástica), pode promover melhores alterações na condição física (composição corporal e consumo máximo de oxigênio) nas mulheres na faixa etária de 25 a 40 anos, controlando a dieta alimentar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.