A AVALIAÇÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648039Abstract
O objetivo deste estudo foi e analisar a avaliação escolar da Educação Física e os fatores que interagem neste processo na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. A amostra, constitui-se de 160 alunos de 5a a 8a série e 16 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. As escolas sorteadas deveriam ter: 1 ° grau completo, 4 professores de Educação Física atuando de 5a a 8a série e estar na zona urbana da cidade. Foram selecionados os 10 alunos mais freqüentes por professor. Para análise qualitativa, utilizou-se uma matriz de acompanhamento. Para análise quantitativa destacaram-se as respostas mais freqüentes e o contraste das respostas dos alunos com as dos professores. Verificou-se que os alunos apresentaram-se descontentes com a avaliação escolar da Educação Física, apontando diversas dúvidas quanto à forma e critérios de avaliação. Queixaram-se da falta de diálogo com os professores e do processo da seleção de alunos para as equipes desportivas das escolas. Afirmaram não entender como a participação, interesse e freqüência são avaliados e quantificados. Professores acusam o Curso de graduação da UFSM de não preparar os futuros professores de Educação Física para a prática docente escolar, manifestaram diversas dúvidas quanto a critérios, objetivos e formas de avaliação. Consideraram que esta disciplina não se enquadra nas propostas pedagógicas das escolas e que os fatores econômicos e sociais acabam interagindo na avaliação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.