ALTERAÇÃO DO V02niax DE INDIVÍDUOS COM IDADES ENTRE 50 e 70 ANOS, DECORRENTE DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO COM PESOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648038Abstract
Este estudo teve por objetivo identificar alterações no consumo de oxigênio (V02nm), freqüência cardíaca (FC) e aumento de carga em indivíduos com idades entre 50 e 70 anos, de ambos os sexos a partir de um programa de treinamento com pesos. Foi investigado um grupo, de 15 sujeitos sadios, sendo 8 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Utilizou-se para a coleta um teste progressivo de esforço máximo em esteira e o analisador de gases AEROSPORT TEEM 100.0 programa de treinamento com pesos foi realizado durante 3 meses, 3 vezes por semana, com 2 séries de 25 repetições para membros superiores e 3 séries de 6-10 repetições para membros inferiores. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e o teste “t” de Student. Foram encontradas diferenças significativas nos valores de carga para os membros superiores e inferiores (p=0,001) do pré para o pós-teste em ambos os grupos. Os valores de V02 , tempo de teste e FC de repouso apresentaram significativamente em função do tratamento (p=0.01. p=0,001 e p=0.05, respectivamente), para ambos os grupos. Esses resultados permitem concluir que houve uma melhora da força muscular, diminuição da FC de repouso e aumento nos valores de V02nm e do tempo de teste para ambos os grupos, após o treinamento. Desta forma, o treinamento utilizado foi eficiente para aumentar a força muscular, aumentar a capacidade de resistência, permitindo evidenciar melhoras no sistema cardiovascular, expressas pela diminuição da FC de repouso e aumento nos valores de VO,n .
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.