APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648037Abstract
O objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.