POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA SISTEMÁTICA DO JUDÔ NAS ALTERAÇÕES DO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648036Abstract
Este estudo teve como objetivo investigar se a prática sistemática do judô quando iniciada na infância e continuada durante a adolescência, influencia no aparecimento em idade adulta de alterações no sistema músculo-esquelético. A amostra constituiu-se de oito judocas do sexo masculino com mais de seis anos de prática esportiva da cidade de Santa Maria, RS. Os instrumentos utilizados no estudo foram: entrevista do tipo estruturada, com questões relevantes quanto ao estado físico do atleta assim como sua identificação; avaliação postural dividida em subjetiva ou qualitativa, que consistiu na observação de imagens videográficas sobrepostas a eixos ortogonais, e quantitativa que se deu pela digitalização das imagens videográficas no sistema PEAK 5; uma avaliação da distribuição de força e pressão plantar feita no sistema Fscan; avaliação antropométrica onde foram mensurados os comprimentos e perímetros dos membros e do tronco dos atletas; e avaliação goniométrica do tornozelo dos sujeitos. Para chegar aos resultados e conclusões, confrontou-se os dados de cada avaliação com o tempo de prática, a dominância lateral e a preferência lateral nas entradas de golpe em treinos e lutas. Na relação com os dados do sistema Fscan, os resultados apontaram a existência de alterações músculo-esqueléticas correspondendo ao lado de preferência do atleta. Na relação dos dados das medidas de comprimentos e perímetros, observou-se que os valores de perímetro indicaram alterações músculo-esqueléticas o que não ocorreu nos valores de comprimentos. Na relação com a goniometria, constatou-se significativa associação entre os dados, o que denotou alterações músculo esqueléticas específicas do tornozelo. Na relação com os dados coletados pelo sistema PEAK 5, pode-se constatar em todos os atletas alterações no sistema músculo-esquelético, mas sua relação com a preferência lateral, só fica evidente nos desvios de joelho e tornozelo. Com base nos dados, constatou- se que os atletas com prática sistemática na modalidade esportiva judô, num tempo superior a seis anos, apresentaram alterações no sistema músculo esquelético, ora relacionando essas alterações com a preferência lateral dos atletas, ora não, sendo essas alterações mais evidentes no que se refere a desvios nos membros inferiores, mais especificamente nos joelhos e tornozelos, com predominância ao geno varo, e nas medidas de perímetro dos membros inferiores e superiores dos judocas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.