OS BONS PROFESSORES FORMADORES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648034Abstract
Este estudo objetivou conhecer quem são os bons professores formadores, suas características pessoais e contribuições na formação profissional dos acadêmicos de Educação Física da UFSM. bem como suas histórias de vida e práticas pedagógicas. Para se conhecer os bons professores, suas características pessoais e contribuições, dados referentes à primeira fase da pesquisa, fez-se necessário a aplicação de um questionário aos acadêmicos do sétimo, oitavo e nono semestres. Os resultados apontaram como sendo “Os Bons Professores Formadores de Profissionais de Educação Física (BPFPEF)” os docentes que têm relação com as disciplinas práticas do curso. A "dedicação”, a “ boa didática”, o “domínio do conteúdo” e a “amizade" foram as características pessoais, traçadas pelos acadêmicos, do perfil dos professores considerados “bons”. Os acadêmicos consideraram que estes professores contribuíram significativamente à sua formação profissional no momento em que “acessaram conhecimentos sobre a disciplina”, "mostraram uma boa metodologia de ensino", “como ser um profissional competente” e “despertaram a busca constante pelo aperfeiçoamento profissional”. Na segunda fase, onde a amostra constituiu-se pelos professores considerados “bons” pelos acadêmicos, utilizou-se uma entrevista na qual os docentes relataram suas histórias de vida e práticas pedagógicas. Percebeu-se que a forma como cada professor é. o modo como ele age como pessoa e como profissional, suas características e os acontecimentos de sua história de vida. foram considerados, pelos acadêmicos, fatores que influenciaram suas percepções sobre quem seriam os “BPFPEF”. Constatou-se que o professor é uma pessoa que está inserida num contexto repleto de contradições e valores. Muitos são os elementos que o envolvem. Em sua ação pedagógica ele deixa explícito sua forma de ser e de agir. Sua prática pedagógica diária é o reflexo de sua pessoa. Acredita-se que o conceito de “bom professor” seja algo valorativo, pois dependerá das expectativas dos alunos em relação ao professor, do contexto educacional onde ambos estão inseridos e do grau de comprometimento de cada professor com o ensino.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.