A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO

Autores

  • Alex FENSTERSEIFER

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648186

Resumo

Em nosso entendimento, avaliar é estar junto com os educandos no processo de construção do conhecimento. O professor deve estar atento, contribuindo para o desenvolvimento do aluno, compreendendo-o como um ser global, com ampla participação em todos momentos em que a aprendizagem vai se desenvolvendo.

Avaliar é olhar criticamente sobre o que estamos fazendo. Esse olhar nos dará condições de decidirmos sobre as formas de melhorar a construção na qual estamos trabalhando.

Avaliar, antes de ser a análise de uma questão pontual, é uma síntese e, assim, precisa ser pensada como totalidade que desestabiliza do início ao fim de um etapa determinada. Avaliar não é uma tarefa analítica de um momento que pergunta pelos momentos anteriores e quer uma resposta pronta e imediata. Avaliar é uma questão do cotidiano - aquilo que se deve fazer todos os dias e não um Juízo Final (Almeida, 1995). Interpretando o autor, pensamos que, para não ser juízo final, a avaliação “não” deve ser um processo “terminal”, ou seja, um momento isolado do processo pedagógico, mas uma prática contínua presente em todas as suas etapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-03-2013

Como Citar

FENSTERSEIFER, A. (2013). A QUESTÃO DA AVALIAÇÃO. Kinesis, (17). https://doi.org/10.5902/231654648186

Edição

Seção

Artigos originais