ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A GINÁSTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648151Resumo
A Educação Física Brasileira nos últimos tempos tem sido palco de inúmeras discussões onde destacamos os debates sobre a legalização e legitimação da Educação Física no âmbito escolar; dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a qualidade dos cursos de formação profissional. Entretanto, pouco se tem debatido e discutido à respeito da ginástica enquanto um conteúdo da Educação Física. A intenção desse texto é de contribuir para a reflexão sobre a possibilidade de elaborarmos uma proposta de ginástica pedagógica, bem como a viabilidade de trabalharmos com essa proposta no curso de Graduação em Educação Física. Para isso, num primeiro momento, estabelecemos a relação entre Ser Humano, Educação Física e Ginástica, esclarecemos nossa compreensão de movimento humano enquanto “se-movimentar”. Em seguida, apresentamos a compreensão de movimento na ginástica e as propostas de ginástica desenvolvidas no âmbito nacional, dentro da perspectiva da ginástica pedagógica. Por último, analisamos diferentes propostas de se trabalhar com a ginástica: a ginástica esportiva e a ginástica pedagógica. Esperamos que este ensaio possa enriquecer as discussões na nossa área servindo de subsídios para a intervenção pedagógica desenvolvendo propostas de ginástica visando a formação do ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.