ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A GINÁSTICA PEDAGÓGICA

Cinara Valency Enéas MÜRMANN

Resumo


A Educação Física Brasileira nos últimos tempos tem sido palco de inúmeras discussões onde destacamos os debates sobre a legalização e legitimação da Educação Física no âmbito escolar; dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a qualidade dos cursos de formação profissional. Entretanto, pouco se tem debatido e discutido à respeito da ginástica enquanto um conteúdo da Educação Física. A intenção desse texto é de contribuir para a reflexão sobre a possibilidade de elaborarmos uma proposta de ginástica pedagógica, bem como a viabilidade de trabalharmos com essa proposta no curso de Graduação em Educação Física. Para isso, num primeiro momento, estabelecemos a relação entre Ser Humano, Educação Física e Ginástica, esclarecemos nossa compreensão de movimento humano enquanto “se-movimentar”. Em seguida, apresentamos a compreensão de movimento na ginástica e as propostas de ginástica desenvolvidas no âmbito nacional, dentro da perspectiva da ginástica pedagógica. Por último, analisamos diferentes propostas de se trabalhar com a ginástica: a ginástica esportiva e a ginástica pedagógica. Esperamos que este ensaio possa enriquecer as discussões na nossa área servindo de subsídios para a intervenção pedagógica desenvolvendo propostas de ginástica visando a formação do ser humano.


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648151



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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