ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A GINÁSTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648151Abstract
A Educação Física Brasileira nos últimos tempos tem sido palco de inúmeras discussões onde destacamos os debates sobre a legalização e legitimação da Educação Física no âmbito escolar; dos Parâmetros Curriculares Nacionais; a qualidade dos cursos de formação profissional. Entretanto, pouco se tem debatido e discutido à respeito da ginástica enquanto um conteúdo da Educação Física. A intenção desse texto é de contribuir para a reflexão sobre a possibilidade de elaborarmos uma proposta de ginástica pedagógica, bem como a viabilidade de trabalharmos com essa proposta no curso de Graduação em Educação Física. Para isso, num primeiro momento, estabelecemos a relação entre Ser Humano, Educação Física e Ginástica, esclarecemos nossa compreensão de movimento humano enquanto “se-movimentar”. Em seguida, apresentamos a compreensão de movimento na ginástica e as propostas de ginástica desenvolvidas no âmbito nacional, dentro da perspectiva da ginástica pedagógica. Por último, analisamos diferentes propostas de se trabalhar com a ginástica: a ginástica esportiva e a ginástica pedagógica. Esperamos que este ensaio possa enriquecer as discussões na nossa área servindo de subsídios para a intervenção pedagógica desenvolvendo propostas de ginástica visando a formação do ser humano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.