APRENDIZAGEM DO NADO PEITO COM DIFERENTES FORMA DE RETROALIMENTAÇÃO

Adriana Maria Nogara ALÁSSIA

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar a forma de retroalimentação que proporciona melhores escores de aprendizagem do nado peito. Participaram desta pesquisa 22 alunos que cursam a disciplina de Esporte Aquático II da UFSM. A amostra foi dividida em dois grupos de forma aleatória: o primeiro grupo retroalimentado sob a forma de informação, com ênfase nos erros apresentados durante a execução e o segundo grupo retroalimentado sob a forma de reforço/motivação, com ênfase no acertos apresentados durante a execução. Aplicou-se um pré-teste para verificar o desempenho inicial dos alunos no nado, um tratamento que foi constituído de oito aulas onde o professor fornecia retroalimentação adequada a cada grupo. Para análise dos dados utilizou-se a Correlação de Pearson, a Anova e Teste de Duncan (Post-Hoc). Os resultados não apresentaram diferenças significativas para nenhuma das formas. As conclusões do estudo forma de que tanto a retroalimentação informativa quanto a retroalimentação reforço/motivação são importantes na aprendizagem de uma nova habilidade. A informação fornecida ao executante é muito importante a correção de erros assim como, o reforço e motivação são necessários durante uma situação de aprendizagem no sentido de manter os erros num grau mínimo ( Magill, 1984; Schmidt, 1993).


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648037



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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