OS BONS PROFESSORES FORMADORES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, HISTÓRIAS DE VIDA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648034Resumo
Este estudo objetivou conhecer quem são os bons professores formadores, suas características pessoais e contribuições na formação profissional dos acadêmicos de Educação Física da UFSM. bem como suas histórias de vida e práticas pedagógicas. Para se conhecer os bons professores, suas características pessoais e contribuições, dados referentes à primeira fase da pesquisa, fez-se necessário a aplicação de um questionário aos acadêmicos do sétimo, oitavo e nono semestres. Os resultados apontaram como sendo “Os Bons Professores Formadores de Profissionais de Educação Física (BPFPEF)” os docentes que têm relação com as disciplinas práticas do curso. A "dedicação”, a “ boa didática”, o “domínio do conteúdo” e a “amizade" foram as características pessoais, traçadas pelos acadêmicos, do perfil dos professores considerados “bons”. Os acadêmicos consideraram que estes professores contribuíram significativamente à sua formação profissional no momento em que “acessaram conhecimentos sobre a disciplina”, "mostraram uma boa metodologia de ensino", “como ser um profissional competente” e “despertaram a busca constante pelo aperfeiçoamento profissional”. Na segunda fase, onde a amostra constituiu-se pelos professores considerados “bons” pelos acadêmicos, utilizou-se uma entrevista na qual os docentes relataram suas histórias de vida e práticas pedagógicas. Percebeu-se que a forma como cada professor é. o modo como ele age como pessoa e como profissional, suas características e os acontecimentos de sua história de vida. foram considerados, pelos acadêmicos, fatores que influenciaram suas percepções sobre quem seriam os “BPFPEF”. Constatou-se que o professor é uma pessoa que está inserida num contexto repleto de contradições e valores. Muitos são os elementos que o envolvem. Em sua ação pedagógica ele deixa explícito sua forma de ser e de agir. Sua prática pedagógica diária é o reflexo de sua pessoa. Acredita-se que o conceito de “bom professor” seja algo valorativo, pois dependerá das expectativas dos alunos em relação ao professor, do contexto educacional onde ambos estão inseridos e do grau de comprometimento de cada professor com o ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.