PERCEPÇÃO DOS PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA EM RELAÇÃO AOS TIPOS DE RETROALIMENTAÇÃO, DESEMPENHO E SEGURANÇA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648031Abstract
O objetivo desta pesquisa foi verificar a percepção dos sujeitos praticantes de hidroginástica, em relação aos tipos de retroalimentação, desempenho e segurança. Da amostra composta por 15 sujeitos iniciantes, 6 fizeram parte do primeiro grupo com retroalimentação extrínseca do tipo conhecimento do desempenho e 9 sujeitos do segundo grupo com retroalimentação intrínseca do tipo proprioceptiva. Como instrumento de medida utilizou-se uma entrevista semi-estruturda. Os dados foram analisados de forma qualitativa de acordo com as respostas dos sujeitos. Os resultados encontrados, revelaram que os dois grupos, perceberam os diferentes tipos de retroalimentação recebida. Em relação ao desempenho, o G1. atribuiu a sua melhora ao tempo de prática, enquanto que o G2 relatou que o tempo de prática é importante, entretanto não é o único fator. No que diz respeito a segurança, os sujeitos (G1), mencionaram uma estreita relação da segurança com a melhora do desempenho. No G2, também citaram o desempenho como um dos fatores de segurança, assim como a retroalimentação fornecida pelo professor. Verificou- se que os grupos atribuíram a importância aos diferentes tipos de retroalimentação portanto, pode-se inferir que é possível e coerente trabalhar a retroalimentação intrínseca com ênfase na propriocepção em aulas práticas de hidroginástica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


