REPRESENTAÇÃO CORPORAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648030Resumo
Esta investigação procurou analisar a representação corporal apresentada pelas crianças e adolescente em situação de rua de Santa Maria. RS, identificando e analisando sua fachada pessoal, bem como os valores orientadores desta representação. Para tanto utilizou-se a observação participante, entrevistas e declarações espontâneas registradas em anotações de campo, realizadas junto aos grupos que se encontravam na praça Saldanha Marinho, do centro da cidade, e/ou freqüentavam o Projeto Escola Aberta. Também foram realizadas algumas entrevistas com os professores da Escola Aberta. A representação corporal destas crianças e adolescentes é baseada na valorização do corpo utilitário, enquanto meio de buscar a sobrevivência, evidenciando uma representação fundamentada na própria vivência corporal. Sua fachada pessoal demonstra uma aparência de descaso corporal acompanhado de uma linguagem que utiliza gírias, evidenciando um comportamento de malandro. Sua movimentação é intensa, com gestos amplos e códigos de linguagem corporal. Os valores orientadores da sua representação corporal se fundamentam na ludicidade, trabalho e agressividade, adquiridos e internalizados num processo de socialização familiar e reorganizados de acordo com as novas exigências manifestas nos espaços da rua, configurando assim, a sua cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.