Hábitos e comportamentos posturais inadequados em alunos do ensino fundamental II durante período de aulas remotas

Autores

Palavras-chave:

Aulas Remotas, Saúde do Adolescente, Pandemia, Hábitos Posturais

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de hábitos e comportamentos posturais inadequados em alunos do ensino fundamental II, durante o período de aulas remotas. Trata-se de um estudo descritivo e transversal realizado com 286 alunos, de escolas públicas do norte de Minas Gerais. Observou-se alta prevalência de estudantes expostos a comportamentos inadequados, como o tempo excessivo em frente à televisão e computador ou ler e estudar na cama. Posturas inadequadas ao sentar-se à mesa para estudar, usar o computador, e durante conversas com os amigos também foram observadas. Destaca-se a necessidade de medidas educativas no âmbito escolar e doméstico, como programas de exercícios e educação postural de forma lúdica e interativa, para prevenção de hábitos comportamentais e posturais inadequados que possam vir a afetar a qualidade de vida dos alunos, durante períodos de estudos em casa.

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

Santos, L. P. A. ., Freitas, R. F. ., Reis , V. M. C. P. ., & Fonseca, A. A. (2023). Hábitos e comportamentos posturais inadequados em alunos do ensino fundamental II durante período de aulas remotas. Kinesis, 41. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/71299

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Artigos originais