O jogo e o processo educativo nas aulas de Educação física. Uma análise da rede municipal de ensino de Santa Maria.
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654647004Resumo
Este estudo objetivou uma analise do jogo e o processo educativo nas aulas de Educação Física da rede municipal de Santa Maria-RS. O referencial teórico abordou a temática dos objetivos dos jogos, tipos de jogos, metodologia utilizada pelos professores, aprendizagem, avaliação e valores evidenciados durante a realização de jogos nas aulas de Educação Física e sua relação com a sociedade. Caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva tendo como instrumento um questionário contendo questões abertas. A pesquisa foi realizada com 21 professores de Educação física que estavam atuando de 5ª á 8ª série do ensino fundamental das escolas da zona urbana da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS. Através da analise das respostas obtidas, constatamos que o jogo assume sua condição de educativo no processo ensio-aprendizagem com visões, intenções e tendências que se misturam entre si. O jogo é valorizado ao ser utilizado como um meio, com um recurso pedagógico para aprimorar habilidades, reforçar os fundamentos técnicos e o desenvolvimento físico, objetivando a reprodução e repetição de movimentos. Por outro lado, notou-se a preocupação e intenção por parte dos professores em transformar sua prática pedagógica como objetivo de transmitir e resgatar valores que permitam ao educando desenvolver-se nas suas várias dimensões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.