O jogo e o processo educativo nas aulas de Educação física. Uma análise da rede municipal de ensino de Santa Maria.
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654647004Abstract
Este estudo objetivou uma analise do jogo e o processo educativo nas aulas de Educação Física da rede municipal de Santa Maria-RS. O referencial teórico abordou a temática dos objetivos dos jogos, tipos de jogos, metodologia utilizada pelos professores, aprendizagem, avaliação e valores evidenciados durante a realização de jogos nas aulas de Educação Física e sua relação com a sociedade. Caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva tendo como instrumento um questionário contendo questões abertas. A pesquisa foi realizada com 21 professores de Educação física que estavam atuando de 5ª á 8ª série do ensino fundamental das escolas da zona urbana da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS. Através da analise das respostas obtidas, constatamos que o jogo assume sua condição de educativo no processo ensio-aprendizagem com visões, intenções e tendências que se misturam entre si. O jogo é valorizado ao ser utilizado como um meio, com um recurso pedagógico para aprimorar habilidades, reforçar os fundamentos técnicos e o desenvolvimento físico, objetivando a reprodução e repetição de movimentos. Por outro lado, notou-se a preocupação e intenção por parte dos professores em transformar sua prática pedagógica como objetivo de transmitir e resgatar valores que permitam ao educando desenvolver-se nas suas várias dimensões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


