Da ociosidade ao ócio da cidade: perspectivas para a Educação Física no meio urbano
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546437590Palavras-chave:
Atividades de lazer, Centros de Convivência e Lazer, Planejamento de Cidades, Mudança socialResumo
A obra “Ócio e Cidade” contém pesquisas sobre a transformação dos espaços urbanos a partir do ócio. Cada capítulo agrega mais de um estudo sobre o ócio em relação aos eixos envelhecimento, cultura popular, juventude, educação e saúde. O ócio é compreendido como uma experiência humana integral, direito fundamental e de desenvolvimento pessoal, social e comunitário. Tais reflexões permitem ao leitor tirar o ócio da ociosidade e conhecer a utopia do ócio da cidade. Recomenda-se o livro a pesquisadores do lazer, do “ócio humanista” e para professores de Educação Física envolvidos com políticas culturais nos centros urbanos.Downloads
Referências
GUTIERREZ, Cláudio. A. S.; CHAVES, Fernando E. (Orgs.). Ócio e cidade: o papel do ócio na transformação das cidades. São Leopoldo: Unisinos, 2018.
PIMENTEL, Giuliano G. A. Grupo de estudos do lazer (GEL). In: UVINHA, Ricardo. R. (Org.). Lazer no Brasil: grupos de pesquisa e associações temáticas. São Paulo: Edições temáticas, 2018, p. 224-239.
RECHIA, Simone. Cidadania e direito ao lazer nas cidades brasileiras: da fábula à realidade. In: GOMES, Christianne L.; ISAYAMA, Hélder F. (Orgs.). O direito social ao lazer no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.