Práticas e Ambivalências Corporais na orla da Praia de Camburi em Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546434459Palavras-chave:
Corpo, Saúde, Estética, EtnografiaResumo
O presente texto tem como objetivo desvelar questões em relação às práticas corporais e os entendimentos de corpo que têm frequentadores de uma praia na orla da cidade de Vitória/ES. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada na produção etnográfica. Também foram utilizadas entrevistas dirigidas semiestruturadas das quais se criaram os diferentes eixos de análise. Dentre os principais resultados destacamos como os frequentadores do espaço constroem diferentes entendimentos em torno de um discurso baseado no bem-estar, para assim justificar e construir suas próprias noções de saúde, estética e corpo.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
COSTA, Rogério. Políticas da vida e pedagogia do corpo. In: As práticas corporais no campo da saúde: pesquisa interinstitucional e formação e rede. (Org.) CARVALHO, Y.M; GOMES, I.M; FRAGA, A.B. - 1. ed. São Paulo: Hucitec, 2016.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter PálPelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.
EDMONDS, Alexander. No universo da beleza: Notas de campo sobre cirurgia plástica no Rio de Janeiro. In: GOLDENBERG. M et. al. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
FARIAS, Patrícia. Corpo e classificação de cor numa praia carioca. In: GOLDENBERG. M et. al. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
GONÇALVES, Cleber A. G.; ALVES JÚNIOR, Edmundo D.Entre o mar e a montanha: esporte, aventura e natureza no Rio de Janeiro. Niterói: EdUFF, 2007.
MALYSSE, Stéphane. Em busca dos (H)alteres-ego: Olhares franceses nos bastidores da corpolatria carioca. In: GOLDENBERG. M et. al. Nu & Vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.
ORTEGA, Francisco. O corpo Incerto – corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SANT´ANNA, Denise. Cuidados de sí e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: Políticas do corpo: elementos para uma história das práticas corporais. (Org.) SANT´ANNA, D. – 2ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
SANTOS, Luis Henrique S.; MANSKE, George S. Política da própria vida, cultura somática e os imperativos contemporâneos de saúde. In: GOMES, I.M; FRAGA, A.B; CARVALHO, Y.M. (org.) Práticas corporais no campo da saúde: uma política em formação – Porto Alegre, Editora Rede Unida, 2015.
SILVA, Ana Marcia. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. – Campinas, SP: Autores associados: Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: CosacNaify, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.