Tempo/espaço do brincar: rotinas pedagógicas das aulas de educação física no ensino fundamental I

Autores

  • Didma Daniel Tanaka FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UFMT
  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Coffani FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Cleomar Ferreira Gomes FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546433928

Palavras-chave:

Brincar, Educação Física. Ensino Fundamental I.

Resumo

A pesquisa investigou o tempo/espaço do brincar a partir da investigação descritiva das rotinas pedagógicas da escola e das aulas de Educação Física, de três turmas do primeiro ano, do Ensino Fundamental I, numa escola municipal em Cuiabá – MT. A pesquisa qualitativo-descritiva adotou como instrumentos de pesquisa: análises de fontes documentais; observações participantes das aulas de Educação Física; e entrevista semiestruturada com a professora de Educação Física. O estudo permite reflexões sobre o cotidiano das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I, marcadas por uma perspectiva de disciplinar o corpo da criança. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Didma Daniel Tanaka, FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UFMT

Professora Licenciada em Educação Física - FEF/UFMT.

 

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Coffani, FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professora Doutora em Educação IE/UFMT.

Professora Adjunta I da FEF/UFMT. 

Atualmente atua com as disciplinas de Estágio Supervisionado, Projeto de Pesquisa e Trabalho de Curso na FEF/UFMT.

 

 

Cleomar Ferreira Gomes, FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFMT

Professor Doutor em Educação USP.

Professor Associado da FEF/UFMT.

Orienta no Mestrado e Doutorado em Educação PPGE/UFMT.

Ministra a disciplina de Teoria e Prática do Jogo e Educação Física e Ludicidade nos Cursos de Graduação da FEF/UFMT.

Referências

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.

BARBOSA, R. F. M. ; GOMES, C. F. A importância da brincadeira para criança de acordo com Jean Château. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO-OESTE, 2010, CUIABÁ.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

GONZALEZ, F. J; SCHWENGBER, M. S. V. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012. p. 144.

GOMES, C. F. O Corpo Silenciado na escola: Notas Etnográficas sobre sua Linguagem Lúdica interdita. In: XV ENDIPE, 2010, Belho Horizonte. Convergência e Tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belho Horizonte: UFMG, 2010. v. 1.

GOMES, C.F. As brincadeiras e jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, E. C. (Org). A Educação Física na rede municipal de ensino de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT, 2012.

GOMES, C.F. As brincadeiras e jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, E. C. (Org). A Educação Física na rede municipal de ensino de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. 2. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2016.

LIMA, E. S. Brincar pra quê? São Paulo: Inter Alia, 2009.

SOUSA, A. C; SILVA, A. P; MALDONADO, T. D. Muito além da prática pela prática: Educação Física como componente curricular da educação básica. Cadernos de Formação RBCE, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 55-66, mar. 2017.

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

Tanaka, D. D., Coffani, M. C. R. da S. C., & Gomes, C. F. (2018). Tempo/espaço do brincar: rotinas pedagógicas das aulas de educação física no ensino fundamental I. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546433928

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)