Equilibrar – um tema fundamental para o ensino na educação física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546425167Palavras-chave:
Ensino de educação física, Equilibrar, Didática da educação físicaResumo
O texto trata da análise de aulas de Educação Física ministradas em instituições públicas da educação básica na Alemanha e no Brasil considerando a função social da escola, a compreensão sobre Educação, aula e o movimentar-se, que compõe a cultura corporal. Os resultados nos permitem concluir que as necessidades vitais para o processo de humanização, o conhecer a si mesmo e suas capacidades de ação, independem da região do planeta Terra em que vivemos, porque somente nos tornamos seres humanos com a apropriação da cultura.
Downloads
Referências
FREITAS; Luiz Carlos. (1995) Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas. SP. Papirus.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (2004). Quais os rumos da educação física? In E. Kunz & R. Hildebrandt-Stramann (Org.). Intercâmbios científicos internacionais em educação física e esportes. Ijui: Unijui. P. 71-84.
HILDEBRANDT-STRAMANN (2013a). Configuração pedagógica de movimento esportivo no ensino de aulas de educação física. In R. Hildebrandt-Stramann. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijui: UniJui. P. 50-68.
HILDEBRANDT;STRAMANN, R. (2013). Visão pedagógica do movimento. In R. Hildebrandt-Stramann. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. Ijui: UniJui. P. 105-116.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. & TAFFAREL ZULKE, C. (2016). Saber treinar a si mesmo. Porque e como devemos ensinar treinamento nas aulas de Educação Física? Kinesis v. 34, n. 1, P. 36-61.
GRUPO DE TRABALHO PEDAGOGICO UFSM-UFPE. Visão Didática da Educação Física: Análise crítica e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro. Ao Livro Técnico, 1991.
LEONTIEV; A. N. (1977). O homem e a Cultura, IN: ADAM; Y. et alli. Desporto e desenvolvimento humano. Portugal. Seara Nova.
TAMBOER, J. (1979). Sich Bewegen - ein Dialog zwischen Mensch und Welt. sportpädagogik 3, n. 2, p. 14-19.
TREBELS, A. H. (2010). A concepção dialógica do movimento humano: uma teoria do “se movimentar”. In E. Kunz & A. H. Trebels (Org.). IJUI: UNIJUI. P. 23-48.
PIAGET, J. (1978). O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar.
SAVIANI; D. (2013) Pedagogia Histórico-critica. 11 ED. Campinas/SP Autores Associados.
SANTIN, S. (1990). Educação Física - outros caminhos. Porto Alegre: EST.
VYGOSTKY, L. S. (1997) Obras escogidas. Tomo I. Madrid: Visor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.