DIFICULDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO DE DANÇA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
Investigou-se as dificuldades pedagógicas que professores de Educação Física enfrentampara ensinar dança, no Ensino Fundamental II, em escolas estaduais de S. J. dos QuatroMarcos/MT. O estudo é qualitativo-descritivo. Aplicou-se roteiro de entrevista semiestruturadacom três professores, organizado em: a) perfil pessoal; b) formação profissional;c) atuação profissional; d) o ensino de dança. Encontraram-se dados sobre a formaçãoprofissional dos professores; a presença de estereótipos sobre a dança como elemento daformação educacional; e as dificuldades pedagógicas. A investigação contribuiu paradiscussão da dança numa perspectiva emancipatória, que ultrapasse a dimensão técnicaprocedimentalda aprendizagem do movimento.
Palavras-chave
Dança; Educação Física; Ensino Fundamental II.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5902/2316546418229
Avaliação Qualis Capes (2014):
B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação
Periodicidade: contínua
ISSN: 2316-5464 online
DOI: 10.5902/23165464
email: kinesisrevista@ufsm.br
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.