APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL COM INFORMAÇÃO E RETROALIMENTAÇÃO VISUAL E AUDITIVA

Nadia Andreia Turra

Resumo


Objetivou-se neste estudo identificar se existem diferenças no desempenho do nado crawl com informação e retroalimentação visual e auditiva. Da amostra intencional, participaram vinte sujeitos matriculados na Escola de Natação Professor René, de NH/ RS e adaptados ao meio líquido. Inicialmente foi realizado um pré-teste aplicando-se a Matriz de Análise do Nado Crawl (MANC). Após, a amostra foi dividida em dois grupos que desenvolveram a prática em oito aulas consecutivas. Um dos grupos recebeu informações e retroalimentações visuais, tendo apenas disponível os gestos técnicos através de figuras coloridas que demonstravam o nado, já o outro grupo recebeu informações e retroalimentações auditivas, tendo disponível o comportamento verbal, não visualizando em nenhum momento os gestos técnicos do nado. Ao término da oitava aula os sujeitos foram submetidos novamente a MANC para verificai' o desempenho, tendo obtido resultado significativo em ambos os gaipos. O tratamento dos dados foi feito através da Análise de Covariança, sendo os dados do pós-teste ajustados para os dados do pré-teste, onde detectou-se diferença significativa (Valor F = 10.60; P < = 0.0005), do grupo que nadou o crawl com informação e retroalimentação visual quando comparado ao grupo que nadou- o com informação e retroalimentação auditiva. Tem-se portanto como conclusão, que o sistema visual é superior aos demais quando disponível à tarefa.


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DOI: https://doi.org/10.5902/2316546410202



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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