METODOLOGIA FUNCIONAL INTEGRATIVA: RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR E COMPORTAMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL

Autores

  • Sara Sara T. C. KROTH

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546410177

Resumo

O objetivo deste foi verificar o desempenho motor no nado crawl em adultos, após terem sido submetidos a uma metodologia voltada para a aprendizagem social (Metodologia Funcional Integrativa) e relacionar este desempenho motor com as comportamentos de interação social foi o objetivo deste estudo. A amostra intencional foi constituida por seis sujeitos adultos de ambos os sexos matriculados na Escolinha de Natação da ADUFSM. Durante doze aulas o professor foi um estimulador, nomeando atividades e incitando a participação dos alunos para a modificação de regras, resolução de conflitos, reflexões e discussões a respeito das atividades. No decorrer das aulas o grupo foi observado através do Sistema de Registro dos Comportamentos de Interação Social (SIRCIS). Ao final da faze experimental foi aplicado ao grupo um questionário de opinião sobre a experiência de trabalharem em uma metodologia não usual. Criou-se e validou-se uma Matriz de Análise do Nado Crawl (MAC), para verificar o desempenho motor dos Ss. Embora a MFI destaque as relações sociais observou-se que houve aprendizagem do nado crawl. Os resultados indicam que houve correlação significativa entre os escores do SIRCIS e da MAC. Constatou-se a motivação e alegria dos Ss. em envolverem-se em atividades motoras de orientação aberta.

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Publicado

30-07-2013

Como Citar

KROTH, S. S. T. C. (2013). METODOLOGIA FUNCIONAL INTEGRATIVA: RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR E COMPORTAMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL. Kinesis, (16). https://doi.org/10.5902/2316546410177

Edição

Seção

Artigos originais