METODOLOGIA FUNCIONAL INTEGRATIVA: RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR E COMPORTAMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410177Resumo
O objetivo deste foi verificar o desempenho motor no nado crawl em adultos, após terem sido submetidos a uma metodologia voltada para a aprendizagem social (Metodologia Funcional Integrativa) e relacionar este desempenho motor com as comportamentos de interação social foi o objetivo deste estudo. A amostra intencional foi constituida por seis sujeitos adultos de ambos os sexos matriculados na Escolinha de Natação da ADUFSM. Durante doze aulas o professor foi um estimulador, nomeando atividades e incitando a participação dos alunos para a modificação de regras, resolução de conflitos, reflexões e discussões a respeito das atividades. No decorrer das aulas o grupo foi observado através do Sistema de Registro dos Comportamentos de Interação Social (SIRCIS). Ao final da faze experimental foi aplicado ao grupo um questionário de opinião sobre a experiência de trabalharem em uma metodologia não usual. Criou-se e validou-se uma Matriz de Análise do Nado Crawl (MAC), para verificar o desempenho motor dos Ss. Embora a MFI destaque as relações sociais observou-se que houve aprendizagem do nado crawl. Os resultados indicam que houve correlação significativa entre os escores do SIRCIS e da MAC. Constatou-se a motivação e alegria dos Ss. em envolverem-se em atividades motoras de orientação aberta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.