METODOLOGIA FUNCIONAL INTEGRATIVA: RELAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR E COMPORTAMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546410177Abstract
O objetivo deste foi verificar o desempenho motor no nado crawl em adultos, após terem sido submetidos a uma metodologia voltada para a aprendizagem social (Metodologia Funcional Integrativa) e relacionar este desempenho motor com as comportamentos de interação social foi o objetivo deste estudo. A amostra intencional foi constituida por seis sujeitos adultos de ambos os sexos matriculados na Escolinha de Natação da ADUFSM. Durante doze aulas o professor foi um estimulador, nomeando atividades e incitando a participação dos alunos para a modificação de regras, resolução de conflitos, reflexões e discussões a respeito das atividades. No decorrer das aulas o grupo foi observado através do Sistema de Registro dos Comportamentos de Interação Social (SIRCIS). Ao final da faze experimental foi aplicado ao grupo um questionário de opinião sobre a experiência de trabalharem em uma metodologia não usual. Criou-se e validou-se uma Matriz de Análise do Nado Crawl (MAC), para verificar o desempenho motor dos Ss. Embora a MFI destaque as relações sociais observou-se que houve aprendizagem do nado crawl. Os resultados indicam que houve correlação significativa entre os escores do SIRCIS e da MAC. Constatou-se a motivação e alegria dos Ss. em envolverem-se em atividades motoras de orientação aberta.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.