Jogos digitais para o ensino de Relações Internacionais: teorias, conceitos e o jogo Supremacy 1914
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797587766Parole chiave:
Jogos digitais, Teoria, Relações Internacionais, Metodologia de ensinoAbstract
Este artigo objetiva estimular inovações pedagógicas para aprimorar o ensino de Relações Internacionais (RI). Especificamente, a intenção é avançar no conhecimento sobre por que e como implementar jogos digitais para ensinar teoria das RI. A vasta literatura teórica critica consistentemente modelos tradicionais de ensino. Entretanto, menos existe publicado sobre como implementar inovações pedagógicas específicas. Ainda menos há sobre uso de jogos digitais para o ensino de RI. Este artigo relata experiências em aulas de Teoria das RI com o jogo de estratégia Supremacy 1914. Explica como implementar o método de ensino e aferir os seus resultados, bem como indica o potencial e os desafios nesse processo. Conclui-se que o uso do jogo pode motivar a turma a estudar teoria, facilitar o aprendizado por empatia (no caso, estudantes simulam o papel de estadistas) e ajudar a fixar conceitos aprendidos com textos e aulas.
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