História e formação humana na Educação do Campo no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797584992

Palavras-chave:

Povos do campo, Educação do Campo, Diretrizes Curriculares

Resumo

Este artigo reflete sobre as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná (DCE) para a educação dos povos do campo, que é constituída por uma heterogeneidade de sujeitos e modos de vida peculiar. Objetiva-se mostrar como os educadores desenvolveram as diretrizes com a multiplicidade étnica e valores culturais distintos entre si, mas estereotipados pelo urbano. As DCE são resultados de árduo estudo dos educadores do campo identificando as concepções de campo e a organização da vida social dos povos do campo na sua articulação com o trabalho e a cultura no campo – terra. Metodologicamente centrou-se estudo em documentos do Estado, dos movimentos sociais e de pesquisadores sobre a diversidade dos povos do campo no trato com a terra, seu cotidiano com o trabalho e educação.

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Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação (UFSCar). Professor do Colegiado de História da UNESPAR – Campus de Paranavaí. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR).

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

Amboni, V. (2024). História e formação humana na Educação do Campo no Paraná. Revista InterAção, 15(2), e84992. https://doi.org/10.5902/2357797584992