História e formação humana na Educação do Campo no Paraná

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2357797584992

Parole chiave:

Povos do campo, Educação do Campo, Diretrizes Curriculares

Abstract

Este artigo reflete sobre as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná (DCE) para a educação dos povos do campo, que é constituída por uma heterogeneidade de sujeitos e modos de vida peculiar. Objetiva-se mostrar como os educadores desenvolveram as diretrizes com a multiplicidade étnica e valores culturais distintos entre si, mas estereotipados pelo urbano. As DCE são resultados de árduo estudo dos educadores do campo identificando as concepções de campo e a organização da vida social dos povos do campo na sua articulação com o trabalho e a cultura no campo – terra. Metodologicamente centrou-se estudo em documentos do Estado, dos movimentos sociais e de pesquisadores sobre a diversidade dos povos do campo no trato com a terra, seu cotidiano com o trabalho e educação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Educação (UFSCar). Professor do Colegiado de História da UNESPAR – Campus de Paranavaí. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR).

Riferimenti bibliografici

ARROYO, Miguel González. A Educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel González; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BRASIL, Senado Federal – Secretaria Especial de Editoração e Publicações – Subsecretaria de Edições Técnicas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB LEI 9394/96. MEC, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.

CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. IN: KOLLING, Edgar J.; CERIOLI, Paulo R.; CALDART, Roseli S. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília/DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, nº 04, 2002, p. 25-36.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3 ed. São Paulo/SP: Expressão Popular, 2004a.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In. Mônica Castagna Molina e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (organizadoras). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004b.

CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. IN: SANTOS, Clarice Aparecida dos [et al]. Educação do Campo: Campo – Políticas Públicas –Educação. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2008.

Carta de Porto Barreiro. II Conferência Estadual de Educação do Campo. Porto Barreiro/PR. 2000. Disponível em: https://sites.unicentro.br/wp/educacaodocampo/files/2019/09/carta_de_porto_barreiro.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

Carta do Paraná para a Educação do Campo. Emanada no II Seminário Estadual de Educação do Campo do Paraná, 2005. Disponível em: https://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/carta_do_paran_para_a_educao_do_paran_2.pdf. Acesso em: 27 set. 2002.

DIAS, Edmundo Fernandes. Educação, luta de classes e revolução. In Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. p. 43-49; fev. 2011.

EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

FERNANDES, Bernardo Mançano. A questão agrária no Brasil hoje: subsídios para pensar a educação do campo. Cadernos Temáticos–Educação do Campo. SEED/PR. Curitiba, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

FROMM, Erich. O medo à liberdade. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, s/d.

GRAMSCI, Antonio. Itália e Espanha. 1ª Edição: "L'Ordine Nuovo", de 11 de março de 1921.

FONEC, Fórum Nacional de Educação do Campo. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Seminário Nacional – BSB, 15 a 17 de agosto 2012. Disponível em: http://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/fonec_-_notasanlisemomentoatualeducampo_set.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

IURCZAKI, Adelmo. Escola Itinerante: uma experiência de educação do campo no MST. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba/PR, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Obras Escolhidas, Tomo I, Lisboa, Edições Avente, 1982.

KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Irmão Israel José; MOLINA, Mônica Castagna (orgs.). Por uma educação básica do Campo (Memória). Livro 1. Brasília: UNB, 1999.

MARQUES, Marta Inês Medeiro. Lugar do modo de vida tradicional na modernidade. In:

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de; MARQUES, Marta Inês Medeiros (org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa amarela; Paz e Terra, 2004, p. 145-164.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED): Curitiba/PR, 2006.

PUHL, Raquel Inês. Escola itinerante do MST: o movimento da escola na educação do campo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30372079.pdf. Acesso em: 14 abr. 2014.

SAVIANI, Dermeval. O nó do ensino de 2º grau. Revista Bimestre, São Paulo: MEC/ INEP – CENAFOR, n. 1, out. 1986.

SAVIANI, Dermeval. Marxismo e pedagogia. Intervenção na Mesa IV – Teoria Marxista e Pedagogia Socialista, integrante da programação do III EBEM (Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo). Salvador, 14 de novembro de 2007. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 16-27, abr. 2011.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, Mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2017.

SOARES, Edla de Araújo Lira. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Câmara de Educação básica do Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 36/2001.

SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: ações governamentais no estado do Paraná. VII Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba: PUCPR, 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/8813781-Educacao-do-campo-acoes-governamentais-no-estado-do-parana.html. Acesso em: 6 jan 2021.

SOUZA, Maria Antônia de. Movimentos sociais e escola pública: lutas pelo fortalecimento da educação do campo. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. In: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/670-0.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

THOMPSON, Edward. P. A Miséria da Teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

VYGOTSKY, Lev. A Transformação Socialista do Homem. 1930. Tradução Nilson Dória. In: http://www.marxists.org/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.htm. Acesso em: 12 maio 2013.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 1987.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-06-12

Come citare

Amboni, V. (2024). História e formação humana na Educação do Campo no Paraná. Revista InterAção, 15(2), e84992. https://doi.org/10.5902/2357797584992