História e formação humana na Educação do Campo no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5902/2357797584992Palabras clave:
Povos do campo, Educação do Campo, Diretrizes CurricularesResumen
Este artigo reflete sobre as Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná (DCE) para a educação dos povos do campo, que é constituída por uma heterogeneidade de sujeitos e modos de vida peculiar. Objetiva-se mostrar como os educadores desenvolveram as diretrizes com a multiplicidade étnica e valores culturais distintos entre si, mas estereotipados pelo urbano. As DCE são resultados de árduo estudo dos educadores do campo identificando as concepções de campo e a organização da vida social dos povos do campo na sua articulação com o trabalho e a cultura no campo – terra. Metodologicamente centrou-se estudo em documentos do Estado, dos movimentos sociais e de pesquisadores sobre a diversidade dos povos do campo no trato com a terra, seu cotidiano com o trabalho e educação.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel González. A Educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel González; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BRASIL, Senado Federal – Secretaria Especial de Editoração e Publicações – Subsecretaria de Edições Técnicas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB LEI 9394/96. MEC, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.
CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. IN: KOLLING, Edgar J.; CERIOLI, Paulo R.; CALDART, Roseli S. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília/DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, nº 04, 2002, p. 25-36.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3 ed. São Paulo/SP: Expressão Popular, 2004a.
CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In. Mônica Castagna Molina e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (organizadoras). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004b.
CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. IN: SANTOS, Clarice Aparecida dos [et al]. Educação do Campo: Campo – Políticas Públicas –Educação. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2008.
Carta de Porto Barreiro. II Conferência Estadual de Educação do Campo. Porto Barreiro/PR. 2000. Disponível em: https://sites.unicentro.br/wp/educacaodocampo/files/2019/09/carta_de_porto_barreiro.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.
Carta do Paraná para a Educação do Campo. Emanada no II Seminário Estadual de Educação do Campo do Paraná, 2005. Disponível em: https://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/carta_do_paran_para_a_educao_do_paran_2.pdf. Acesso em: 27 set. 2002.
DIAS, Edmundo Fernandes. Educação, luta de classes e revolução. In Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. p. 43-49; fev. 2011.
EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
FERNANDES, Bernardo Mançano. A questão agrária no Brasil hoje: subsídios para pensar a educação do campo. Cadernos Temáticos–Educação do Campo. SEED/PR. Curitiba, 2005.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
FROMM, Erich. O medo à liberdade. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, s/d.
GRAMSCI, Antonio. Itália e Espanha. 1ª Edição: "L'Ordine Nuovo", de 11 de março de 1921.
FONEC, Fórum Nacional de Educação do Campo. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Seminário Nacional – BSB, 15 a 17 de agosto 2012. Disponível em: http://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/fonec_-_notasanlisemomentoatualeducampo_set.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
IURCZAKI, Adelmo. Escola Itinerante: uma experiência de educação do campo no MST. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba/PR, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Obras Escolhidas, Tomo I, Lisboa, Edições Avente, 1982.
KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Irmão Israel José; MOLINA, Mônica Castagna (orgs.). Por uma educação básica do Campo (Memória). Livro 1. Brasília: UNB, 1999.
MARQUES, Marta Inês Medeiro. Lugar do modo de vida tradicional na modernidade. In:
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de; MARQUES, Marta Inês Medeiros (org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa amarela; Paz e Terra, 2004, p. 145-164.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED): Curitiba/PR, 2006.
PUHL, Raquel Inês. Escola itinerante do MST: o movimento da escola na educação do campo. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2008. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30372079.pdf. Acesso em: 14 abr. 2014.
SAVIANI, Dermeval. O nó do ensino de 2º grau. Revista Bimestre, São Paulo: MEC/ INEP – CENAFOR, n. 1, out. 1986.
SAVIANI, Dermeval. Marxismo e pedagogia. Intervenção na Mesa IV – Teoria Marxista e Pedagogia Socialista, integrante da programação do III EBEM (Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo). Salvador, 14 de novembro de 2007. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 16-27, abr. 2011.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, Mar. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2017.
SOARES, Edla de Araújo Lira. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Câmara de Educação básica do Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 36/2001.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: ações governamentais no estado do Paraná. VII Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba: PUCPR, 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/8813781-Educacao-do-campo-acoes-governamentais-no-estado-do-parana.html. Acesso em: 6 jan 2021.
SOUZA, Maria Antônia de. Movimentos sociais e escola pública: lutas pelo fortalecimento da educação do campo. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. In: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/670-0.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.
THOMPSON, Edward. P. A Miséria da Teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
VYGOTSKY, Lev. A Transformação Socialista do Homem. 1930. Tradução Nilson Dória. In: http://www.marxists.org/portugues/vygotsky/1930/mes/transformacao.htm. Acesso em: 12 maio 2013.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.