A elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Carlos Toscano

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444628

 

Neste trabalho, apresenta-se e discute-se parte dos resultados de uma pesquisa que foi realizada entre 2006 e 2009 com alunas egressas do curso de Pedagogia que se tornaram professoras. Tal estudo tomou como referência as contribuições teóricas e metodológicas de Bakhtin, Lahire e Chartier, levando-se em conta que estes autores, em suas especificidades, situam nas práticas sociais a gênese do especificamente humano, destacando o papel do outro e da mediação semiótica nesse processo. Os dados aqui compartilhados referem-se a um dos sujeitos desta pesquisa, que, à época, era professora do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma instituição pública de ensino no interior do Paraná e diz respeito ao relato desta experiência profissional. Seu estudo, ao pretender contribuir para ampliar a visibilidade dos processos constitutivos da profissionalidade docente nos anos iniciais, acabou colocando em evidência um entrelaçamento singular de várias vozes sociais que se encontram, confrontam-se e se localizam em diversos espaços e tempos: algumas delas pertencem ao período da sua formação inicial, mediadas pelos professores formadores; outras pertencem aos seus interlocutores imediatos, colegas de trabalho/equipe pedagógica; além de vozes que se localizam na administração local, que, por sua vez, mediam a política educacional, indiciando as determinações mais amplas que marcam uma determinada época histórica.

Palavras-chave: cotidiano escolar, trabalho docente, significações, anos iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


School routine; Teaching work; Meanings; Early years of Elementary school.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464444628

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – Publicação contínua

 

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar