Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores

Edna Martins, Erica Aparecida Garrutti de Lourenço

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464444065

 

Diante do paradigma da educação inclusiva, a escola regular deve se organizar para acolher e oferecer condições objetivas de aprendizagem para todos os alunos. Com ênfase no como a diversidade é representada para crianças por meio da literatura infantil, este relato apresenta a experiência com a disciplina “Práticas pedagógicas programadas: Diversidade e literatura – representações da negritude e da deficiência para a infância” na formação de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. Essa disciplina se centrou no estudo de referenciais teóricos que versam sobre a diversidade e, mais especificamente, relações étnico-raciais e deficiência na literatura infantil. A experiência aponta para a importância de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de atividades centradas na compreensão da diversidade para a formação do senso crítico na formação de professores.

Palavras-chave: formação de professores, deficiência, relações étnico-raciais.


Palavras-chave


Training of teachers; Disability; Ethnic-racial relations.

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DOI: https://doi.org/10.5902/198464444065

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

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