<b>Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores</b>

Autores

  • Edna Martins UNIFESP
  • Erica Aparecida Garrutti de Lourenço UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444065

Palavras-chave:

Training of teachers, Disability, Ethnic-racial relations.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444065

 

Diante do paradigma da educação inclusiva, a escola regular deve se organizar para acolher e oferecer condições objetivas de aprendizagem para todos os alunos. Com ênfase no como a diversidade é representada para crianças por meio da literatura infantil, este relato apresenta a experiência com a disciplina “Práticas pedagógicas programadas: Diversidade e literatura – representações da negritude e da deficiência para a infância” na formação de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. Essa disciplina se centrou no estudo de referenciais teóricos que versam sobre a diversidade e, mais especificamente, relações étnico-raciais e deficiência na literatura infantil. A experiência aponta para a importância de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de atividades centradas na compreensão da diversidade para a formação do senso crítico na formação de professores.

Palavras-chave: formação de professores, deficiência, relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Edna Martins, UNIFESP

Profa. Dra. Edna MartinsDoutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Profa. Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Campus Guarulhos.

Erica Aparecida Garrutti de Lourenço, UNIFESP

Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, Profa. Assistente da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Campus Guarulhos

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Publicado

2013-02-04

Como Citar

Martins, E., & de Lourenço, E. A. G. (2013). <b>Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores</b>. Educação, 38(1), 205–218. https://doi.org/10.5902/198464444065

Edição

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