O estado do conhecimento sobre as temáticas ambientais nas publicações do Boletim Paulista de Geografia - 2001 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499475425

Palavras-chave:

Temáticas ambientais, Boletim Paulista de Geografia, Estado do conhecimento

Resumo

O presente artigo realiza o estado do conhecimento de temáticas ambientais de uma revista de Geografia, o Boletim Paulista de Geografia (BPG). O objetivo é investigar a abordagem das temáticas ambientais para análise geográfica nos artigos do BPG entre os anos de 2001 e 2021. Realiza-se um breve histórico da importância do BPG em relação ao incentivo do ensino e pesquisa em Geografia. Parte-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa: o estado de conhecimento. O corpus de análise é constituído a partir de uma de suas linhas de publicação do BPG: “Geografia Física e Biológica”. Adotam-se os procedimentos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Nesse levantamento, foram selecionados 35 artigos que estabelecem o corpus de análise. Inicialmente, correlacionam-se essas publicações às instituições, autores e escala de análise dessas publicações. A partir do quadro dessas pesquisas, observam-se seis eixos temáticos: a) dinâmicas do ambiente; b) planejamento e preservação ambiental; c) impactos ambientais; d) componentes físicos do espaço e suas relações; e) conceitos ambientais; e f) recursos ambientais. Com base nos resultados desse exame, pondera-se sobre as contribuições das temáticas ambientais para formação de professores e bacharéis de Geografia. Sobre isso, verifica-se a composição de um pensamento geográfico que considera conceitos geográficos (espaço, escala e tempo), o axioma geográfico da relação entre a sociedade e natureza e a mobilização de metodologias e da linguagem cartográfica.

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Biografia do Autor

David Luiz Almeida, Universidade Federal de Roraima

Professor Adjunto do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor e mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus João Pessoa-PB. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Campina Grande. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG/ UFPB) desde 2014 e do Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares (GECE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É docente orientador no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto de Geografia. Também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRR. Estuda, principalmente, os seguintes temas: Educação Geográfica, Cartografia Escolar, formação de professores e currículo de Geografia.

Dayane Galdino Brito, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Doutoranda em Geografia Universidade Federal de Goiás. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da UEPB (2015-2018). É integrante do NEPEG (Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica) e do NúcleoGEA (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente). É professora de Geografia na Rede Estadual da Paraíba na Educação Básica. Tem experiência de pesquisa na área de Educação Geográfica, com ênfase na formação de professores e o ensino da Natureza na Geografia Escolar.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Almeida, D. L., & Brito, D. G. (2023). O estado do conhecimento sobre as temáticas ambientais nas publicações do Boletim Paulista de Geografia - 2001 a 2021. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e75425. https://doi.org/10.5902/2236499475425

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental

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